domingo, 19 de fevereiro de 2012

Evolução no Planeta Terra  
(Fonte: UMBANDA - A PROTO-SÍNTESE CÓSMICA - Por  W. W. Da Matta e Silva)
PARTE I

"Nosso planeta, esse abençoado palco de mais de 5 bilhões de anos, tem presenciado um sem-número de transformações em sua morfoligia e função. Lembremo-nos da PANGÉIA: nela, temos a Terra de Gondwana, ou seja, a LEMÚRIA que compreendia a América do Sul, a África e a Oceania, e dentro dessa a própria Terra de Mu ou ATLÂNTIDA.
Por vários motivos esses continentes, que eram unos, separaram-se, dando a configuraçãoatual da Terra. Mas é importante entendermos que nem sempre foi assim. Para entendermos melhor os mecanismos evolutivos em nosso planeta, entendamos que ele é um geóide em sua forma, isto é, arredondado e achatado nos pólos. Nossa Terra pode ser dividida em camadas, que são: 
a) Atmosfera - a camada gasosa que nos envolve;
b) Hidrosfera - a camada líquida;
c) Litosfera - a camada rochosa;
d) Biosfera - os seres vivos em nosso planeta.
 Interesse especial para nós terá a atmosfera e a litosfera. Sabemos que a atmosfera corresponde a aproximadamente uma camada de mil quilômetros, subdividida em faixas. A faixa mais próxima da Terra, a TROPOSFERA, começa com a superfície terrestre e vai até uma distância de 12 km; a seguir temos a ESTRATOSFERA, que compreende uma faixa que vai de 12 a 80 km; depois, temos a IONOSFERA, acima de 80 km.
 Sabemos que os principais elementos que constituem nossa atmosfera são o nitrogênio e o oxigênio, numa proporção aproximadamente  de 4:1 respectivamente, embora tenhamos também outros elementos mais raros. 
 Assim, vimos a Terra e as camadas acima de sua superfície. Vejamos agora as camadas que compõem nossa superfície e seu interior.
 A litosfera ou crosta terratre compreende a camada externa , com a espessura aproximada de 50 km. Há uma divisão, que também aceitamos, em 2 subcamadas: SIAL E SIMA.
  • SIAL - parte superior da litosfera - corresponde ao solo e subsolo - é composta de sochas graníticas e sedimentares e dos minerais sílica e alumínio, e eis o porquê do sial (silício e alumínio) - a espessura aproximada de 15 a 25 km.
  • SIMA - é a porção inferior da litosfera, predominando nela as rochas basálticas e os mineraissilício e magnésio. Eis o porquê do sima (silício e magnésio) - temos uma espessura aproximada de 30 a 35 km.
 Logo abaixo da litosfera temos o magma pastoso, e no centro da Terra temoso NIFE ou Barisfera, a qual é composta de níquel e ferro, materiais que dão importantes efeitos eletromagnéticos para o nosso planeta, tanto nos processofísicos como nos hiperfísicos, de que a Ciência oficial por ora nem desconfia. É interessante risar que o raio da Terra, nas proximidades do Equador, é de aproximadamente 6.300 km. Nossa Ciência terrestre, merecedora de nossas mais alta estima e respeito por suas aplicações e mesmo deduções, afirma que a cada 30 ou 40 m de profundidade a temperatura sobe na razãode 1°C. Em outras palavras, a 50.000 m teríamos uma temperaturade aproximadamente 1.700 a 2.000°C. Na verdade isso é válido apenas para determinadas profundidades, pois há lugares na subcrosta em que a temperatura é baixíssima (...). 
Nosso tema de estudo é um geóide, onde subiremos de 500 a 1.000 km da superfície, como também desceremos 6.300 km abaixo da superfície para melhor entendê-lo. 
Para facilidade do estudo, consideramos a Terra como uma esfera onde, a partir de sua superfície, faremos 7 círculos concêntricos em sentido externo, como também faremos 7 círculos concêntricosda superfície para o interior da Terra. É claro que isso é bem didático, para melhor entendimento dos Filhos de Fé.
 Cada círculo ou esfera corresponderá a um plano onde se agitam várias Consiências - gloriosas e vitoriosas, ou culpadas e derrotadas. Se por um lado a glóriado Bem e da Vitória traz a humildade, a pureza e a sabedoria, a culpa ou remorso dos encarcerados no Mal os encaminha para a própria falência ou derrota, embora jamais queiram admiti-las, pois para essas Consciências das Trevas eles são os certos, e errados são os outros.
Para breve, o Filho de Fé entenderá melhor o que estamos dizendo. Voltemos aos planos da Terra. 
 Dissemos que são concêntricos, mas na realidade podem até coexistir numa determinada região Eles se entrelaçam, as diferenças e fronteiras são apenas vibratórias. São e esão em frequências dimensionais diferentes, mas, para fácil assimilação, entenderemos como regiões.
ASTRAL SUPERIOR 
  •  7ª CAMADA; 6ª CAMADA; 5ª CAMADA - Zonas Luminosas - Seres iluminados, isentos de reencarnações. Cumprem missão no planeta - estão se libertando deste planeta, muitos já estagiam em outros. 
  • 4ª CAMADA - Zona de Transição - Espíritos elevados que colaboram com a evolução de seus irmãos menores. Há também verdadeiros mundos de regeneração e transição.
  • 3ª CAMADA; 2ª CAMADA; 1ª CAMADA - Zonas Fracamente IluminadasA maior parte dos homens que desencarnam no planeta. Estão em reparação e aprendizagem para novas encarnações.

SUPERFÍCIE - Homens encarnados

ASTRAL INFERIOR
  • 7ª CAMADA; 6ª CAMADA; 5ª CAMADA - Zona subcostral superior - Zona das sombras - Zona "purgatorial" e de trabalhos regeneradores.
  • 4ª CAMADA - Zona de Transição - Entre sombras e Trevas. Zona dos seres revoltados e dementados.
  • 3ª CAMADA; 2ª CAMADA; 1ª CAMADA -Zona Subcrostal inferior - Zona das Trevas; Zona dos seres insubmissos e renitentes ostensivos à Lei Divina.
Essa divisão das zonas ou camadas, fizemo-la para que houvesse um relacionamento entre as camadas da esfera física com as da esfera hiper-física. Todos esses planos, com suas camadas, são de uma densidade peculiar da matéria. Partindo da superfície terrestre, em que a matéria se agrega em sólidos, gasosos e etéricos subindo para planos superiores, teremos a matéria mais rarefeita em densidade, surgindoassim a matéria astral e a matéria mental. Interessante que, em todos os planos ou zonas, possuímos as 2 matérias, ou seja, astral e mental. Somente no plano físico denso é que possuímos as 3, ou seja, física, astral, e mental. É claro que essa matéria se subdivide em 7, diminuindo sua densidade aumentando sua frequência quando passamos da matéria física para a astral e dessa para a mental.
 Essas 3 qualidades de matéria-energia é que basicamente formam ou interpretam respectivamente o plano físico, o plano astral e o plano mental. 
Assim temos: 

PLANO FÍSICO - MATÉRIA FÍSICA DENSA
                          - MATÉRIA ETÉRICA
PLANO ASTRAL - MATÉRIA ASTRAL GROSSEIRA
                            - MATÉRIA ASTRAL SUTIL

PLANO MENTAL - MATÉRIA MENTAL GROSSEIRA 
                            - MATÉRIA MENTAL SUTIL


Nenhum comentário:

Postar um comentário